Praga de Bichos da Madeira
Certamente já ouviu falar sobre o Bicho da Madeira, Caruncho ou Gorgulho, o famoso bicho que fura a madeira pois é o seu principal alimento. De forma a prevenir o desenvolvimento destes animais na sua casa deve estar atento aos sinais da sua presença. Neste artigo iremos partilhar consigo algumas dicas de como prevenir o desenvolvimento desta infestação e o que fazer quando os sinais já são óbvios.
Principais indicadores que apontam para a presença de uma infestação de Bichos da Madeira são:
- Madeira a desfazer-se;
- Pavimentos danificados e com risco de ceder;
- Pó em excesso;
- Túneis ou furos na madeira;
- Pisos danificados e frágeis;
- Insetos adultos;
- Ovos.
Por norma é difícil perceber se a sua casa está a ser alvo de uma infestação destes bichos até que os estragos sejam visíveis. No entanto, uma identificação atempada deste problema é meio caminho andado para evitar danos de maior dimensão. Até um pequeno sinal indica a presença destes bichos no interior da madeira e para isso precisa de contactar uma equipa especializada o mais rápido possível.
Habitualmente, os técnicos nesta área primeiro avaliam a extensão da praga, qual é a espécie do Bicho de Madeira e caso seja determinado que a infestação está ativa adotam métodos mais eficazes consoante cada caso. Existem diferentes técnicas de desinfestação de Bichos da Madeira, mas todas são específicas para eliminar a espécie em pelo menos um dos estágios do seu ciclo de vida. Visto que os ovos são depositados no interior da madeira para que a larva após procriação tenha abrigo e alimento, por norma, os alvos são as lavras jovens que se encontram enterradas na madeira.
Se está desconfiado de outro tipo de infestação na sua casa e precisa rapidamente de dicas de desinfestação, visite desinfestacoes.pt e confira todos os conselhos!
Deixe uma resposta