Pulgas por todo o lado

Só de pensar em insetos dá arrepios, mas quando esse inseto tem o nome de pulga muitas vezes causa o pânico.

Quando há uma infestação de pulgas muitas vezes a culpa não é nossa, mas sim dos nossos animais. Eles estão muito mais expostos a locais com terra e ao convívio com outros animais infestados.

Mas afinal o que são as pulgas?

As pulgas são pequenos parasitas, que gostam de saltar e alimentam-se de sangue. Normalmente tem um aspecto avermelhado ou castanho, formato oval com 2 mm de comprimento, e grande poder de locomoção, o que as torna muito rápidas.
A maioria dos animais são infestados em passeios, ao ter contacto com cães infestados em praças, parques, portões de casa ou com gatos não protegidos que passeiam pelas ruas. Por isso, a melhor maneira de proteger o seu animal e a si é evitar locais com grande circulação de cães e gatos durante o verão.

Deu conta que o seu animal está realmente infestado e que por sua vez a sua casa também poderá estar? Não entre em stress e siga os seguintes passos:

  • Veja detalhadamente o seu animal, sobretudo nas orelhas, barriga e cauda. Elas gostam de ambientes quentes por isso estes são os sítios mais comuns onde elas se costumam alojar. Depois dê um banho bastante profundo e coloque o produto mais adequado para ele. Existem vários no mercado!
  • Aspire a sua casa de uma ponta à outra, como são muito pequenos muitas vezes não os conseguimos detetar logo e também não sabemos por onde passaram, por isso é muito provável que tenham deixado ovos. Perca tempo neste passo, e aspire até no sitio mais improvável.
  • Esvazie o pó do seu aspirador bem longe de casa porque as pulgas ainda vão estar vivas no seu interior.
  • Lave as roupas da cama e do sofá a mais de 50C de modo a desinfestar tudo.
  • Caso o seu animal continue com comichão é necessário leva-lo ao veterinário e deve contratar uma empresa especialista em desinfestações.

Para saber mais sobre desinfestações consulte também: desinfestacoes.pt